Comunicado: SIM assina protocolo negocial com Secretaria Regional da Saúde dos Açores

02 julho 2024
No dia 28 de junho, reuniram-se o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), o Sindicato dos Médicos da Zona Sul e a Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social da Região Autónoma dos Açores.

Nesta reunião, a Dra. Mónica Seidi, Secretária Regional, em representação do Governo Regional, cumpriu com o compromisso assumido e assinou um protocolo negocial que abrange as mais relevantes matérias sindicais.

A negociação do protocolo tem duração prevista até 31 de janeiro de 2025. O SIM saúda este importante passo e espera que as negociações subsequentes sejam dinâmicas, eficazes e, sobretudo, com resultados concretos que tragam melhores condições de trabalho aos médicos, que sempre têm estado na linha da frente na defesa da saúde dos Açorianos, no seu dia a dia ou nas calamidades que infelizmente nos assolam.

Avançou-se significativamente na discussão sobre a adaptação do modelo de dedicação plena às especificidades da Região. A melhoria das condições do modelo original, trazidas pela tutela, com os contributos dos sindicatos, que foram bem acolhidos por parte da Sra. Secretária Regional, a serem concretizadas, será um passo fundamental para a sustentabilidade dos recursos humanos médicos e para a atratividade do Serviço Regional de Saúde dos Açores.