Passou um ano desde a reunião do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) com o Secretário de Estado Adjunto e da Justiça (SEAJ) na qual foram abordados os temas dos concursos para admissão na carreira especial médica na área da Medicina Legal e das progressões na carreira. Foram várias as insistências via ofício desde então, a mais recente no passado mês de Junho.
Se entretanto foi aberto concurso para admissão, já em Janeiro de 2023 (mais de meio ano após a homologação das notas da época normal de 2022), não existiu ainda evolução no tocante às progressões. Como vem infelizmente sendo hábito, foi também já ultrapassado o prazo previsto na legislação para abertura de novo concurso para admissão, uma vez que as notas da época normal de 2023 foram homologadas no final de Abril.
Esta semana, cerca de um mês depois do envio do último ofício pelo SIM, o Gabinete do SEAJ informou que "se encontra em articulação com o Sr. Presidente do INMLCF no sentido de que sejam identificadas as necessidades de promoções de trabalhadores a efetuar nas carreiras que integram o respetivo mapa de pessoal”.
O SIM permanecerá atento, com o intuito de sanar as injustiças atuais, bem como continuando a trabalhar para resolver na base a fonte desta conhecida disparidade com outras áreas da carreira especial médica.