Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Público: Querem salvar o SNS? Então salvem os médicos!

24 julho 2023
Público: Querem salvar o SNS? Então salvem os médicos!
Público, 24 julho 2023, Dr. Gustavo Carona

Toda a gente grita "Salvem o SNS” e muito bem que gritam, mas quase ninguém se atreve a dizer, até parece que é pecado se for dito: "Querem salvar o SNS? Então salvem os médicos!”

Ainda bem que longe vão os tempos em que o médico e o padre estavam acima da lei, mas é muito perigoso para a saúde que se continue a falar de vocação, como se fosse um chamamento divino, que não é, e não se fale de dinheiro, carreira, carga horária, etc. Porque é disso que se trata, tempo e dinheiro, que são quase sinónimos, e onde os médicos estão a ser humilhados há anos e anos. E quem é que perde? Os dez milhões de portugueses.

Os pilotos da TAP têm salários na ordem das quatro a seis vezes mais, pagos pelos portugueses, e quando fazem um voo de oito horas descansam 72 horas, e não têm metade da formação, nem metade da responsabilidade dos médicos especialistas, onde milhares de clínicos trabalham 24 horas seguidas e, no dia a seguir, vão trabalhar.

Comparem com o salário de um juiz, de um professor nos últimos escalões (ou qualquer docente universitário), de um deputado ou de um informático, pagos pelo Estado. É aberrante o mal pagos que são os médicos em Portugal, porque, p.e., em Espanha ganham aproximadamente o dobro. Os médicos em Portugal estão no último lugar do ranking de quem perdeu mais poder de compra, nos últimos anos, na função pública. Último.

Artigo de opinião completo do Dr. Gustavo Carona em Público.

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio