No âmbito das obrigações legais, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) foi formalmente contactado para uma audição sobre o suplemento de autoridade de saúde. Este valor, que passará de 200€ para 400€, representa um aumento de 100%, resultado direto da capacidade negocial do SIM. Embora consideremos que este valor ainda está longe do ideal, este avanço marca um passo positivo e concreto.
A revisão deste suplemento constitui um reconhecimento prático do papel indispensável das Autoridades de Saúde no País. Em contextos dinâmicos e exigentes, onde se multiplicam desafios como surtos de doenças emergentes, Monkeypox e a ameaça constante de pandemias como a gripe H5N1 - já com transmissão sustentada em mamíferos nos EUA e noutros países -, estas funções de autoridade são essenciais para a proteção da saúde pública e a resposta rápida a crises.
Ciente de que o valor agora estabelecido ainda não espelha na totalidade a responsabilidade inerente a esta função, o SIM considera este aumento uma conquista relevante no caminho certo.
Continuaremos a trabalhar com empenho para que os médicos vejam progressivamente melhoradas as suas condições de trabalho e para que o papel das Autoridades de Saúde seja justamente valorizado, tendo em vista os enormes desafios de saúde pública que temos pela frente.