Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

SIM reúne com Ministério da Justiça para entregar Caderno Reivindicativo

31 maio 2024
SIM reúne com Ministério da Justiça para entregar Caderno Reivindicativo
Representantes do SIM reuniram-se recentemente, no Ministério da Justiça, com a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Maria Clara Figueiredo, e membros do seu Gabinete, para entregar o Caderno Reivindicativo do Sindicato para aquela área. Foram ainda abordados diversos temas que preocupam o Sindicato, relativos à carreira médica afeta a este Ministério e está agendada nova reunião para julho.
 
Ao longo da reunião, foram também analisados os problemas identificados e reportados repetidamente ao longo dos últimos anos, relativamente à entrada e progressão na carreira médica no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses - INMLCF.
Abordou-se, ainda, a escassez crónica de recursos humanos (desde médicos internos até assistentes graduados sénior), com repercussões deletérias para os trabalhadores médicos e para o próprio INMLCF - dependência de prestação de serviços, dificuldades na formação de novos internos e na nomeação para funções inerentes às categorias mais elevadas de carreira (como para júris de concurso e cargos de direção), entre outras; a falta de atratividade da especialidade e o seu abandono, quer durante a formação, quer após a conclusão (tanto por especialistas - sem contrato - como por assistentes); bem como a existência de preocupações comuns à área da Saúde, como o regime de dedicação plena, o SIADAP e a passagem do regime de 40 horas para 35 horas semanais.

Foi, igualmente, abordada a situação relativa aos médicos que exercem funções na Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais - DGRSP, que inclui alguns problemas próprios, além de outros similares aos do INMLCF e da Saúde, como a escassez de recursos humanos.

Foram apresentadas propostas e manifestada a vontade de colaborar com o INMLCF - representado na reunião pelo Presidente do seu Conselho Diretivo - e com o Ministério no sentido da melhoria das condições de trabalho dos médicos e da prestação de serviços aos cidadãos.

Aguarda-se que, após a prometida análise a curto prazo dos pontos agora expostos, o Ministério envide os recursos necessários para a resolução dos mesmos, sempre contando com a disponibilidade do SIM para a prossecução ativa dessa missão. Ficou já agendada uma nova reunião, a ter lugar no próximo mês de julho.

Partilhar

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio