Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Mais de um terço dos médicos que asseguram urgências hospitalares são internos

28 maio 2024
Mais de um terço dos médicos que asseguram urgências hospitalares são internos
Público, 28 maio 2024, Daniela Carmo

Mais de um terço dos médicos (36%) que asseguram urgências hospitalares são internos, ou seja, clínicos que estão em formação na especialidade médica. De acordo com os números enviados ao PÚBLICO pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), até Abril deste ano, foi contabilizado um total de 8895 médicos que realizam trabalho nos serviços de urgência hospitalares. Desses, 3232 são médicos internos, ou seja, 36% do total.

A dependência dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) destes médicos para completar escalas tem um impacto negativo na formação dos médicos, assim como riscos no próprio desempenho clínico, alertam os representantes da área ouvidos pelo PÚBLICO.

Do lado do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) — que reivindica a integração do internato na carreira médica (algo que, actualmente, não acontece) e que no ano passado emitiu o primeiro pré-aviso de greve nacional para estes médicos —, há o entendimento de que os internos são "a espinha dorsal de muitos serviços de urgência pelo país”.

Leia na íntegra no Público.

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio