O Secretariado Regional do SIM/Centro manifesta uma vez mais a sua preocupação sobre os cuidados de saúde prestados à população servida pelo Centro Hospitalar de Leiria (CHL).
Foram mais quatro noites consecutivas com encerramento da urgência noturna de Medicina Interna no Hospital de Leiria, de 23 a 26 de setembro de 2022.
Trata-se de uma situação repetida, com tendência a agravar-se.
O SIM/Centro recorda que os internistas do CHL, sujeitos habitualmente a grande sobrecarga de trabalho, ultrapassaram há muito o limite máximo de 150 horas extraordinárias anuais legalmente previsto.
Consequentemente e a bem da qualidade e segurança dos cuidados que prestam aos seus doentes, usam o direito que lhes assiste de se recusarem a fazer mais trabalho extraordinário.
O mesmo acontece com outras especialidades, em especial com Anestesiologia e Ortopedia, frequentemente com escalas abaixo dos mínimos recomendáveis.
Ao invés de apostar na continuação da realização de trabalho extraordinário e na contratação de prestadores externos, deveria ser política do Governo e das Administrações das Instituições de Saúde, a criação de condições para facilitar a contratação médica, a título definitivo, resolvendo os problemas crónicos da carreira e das grelhas salariais.
Coimbra, 28 de setembro de 2022
O Secretariado Regional do SIM/Centro