Excelência,
São por demais conhecidas as infelizes declarações públicas do Senhor Ministro Manuel Heitor na sua entrevista ao Diário de Notícias do passado dia 2 de setembro, altamente desrespeitosas para os Médicos Especialistas de Medicina Geral e Familiar a que V. Ex.ª, Senhora Ministra, superintende.
Tal intromissão em áreas que nem sequer lhe dizem respeito nas suas funções governativas, como o é a da formação médica pós-graduada, foi uma manifestação confrangedora de desconhecimento da realidade nacional e internacional. E que inclusive levou a reações públicas de repúdio internacionais como a da British Medical Association, por certo sobejamente conhecida de V. Ex.ª.
As instituições médicas, reunidas de urgência no dia 3 de setembro num Fórum Médico, verberaram as declarações e postura do referido membro do Governo, exigindo a apresentação de um pedido publico de desculpas, ao mesmo tempo que manifestaram a necessidade de clarificação por parte de V. Ex.ª quanto a esta matéria de formação médica e cuidados de saúde.
O Sindicato Independente dos Médicos – SIM, além de reforçar a referida necessidade de clarificação, lamenta que V. Ex.ª, Senhora Ministra da Saúde, ainda não tenha vindo a público manifestar a sua confiança e apreço pelos Médicos de Família portugueses.