Teve lugar na passada semana, em Coimbra, a primeira reunião da recém eleita Comissão de Saúde Pública (SP) do SIM para o triénio 2015-2018.
A Comissão de SP analisou a atividade desenvolvida no último triénio e definiu a organização interna relativamente ao presente triénio, tendo em vista a optimização do seu funcionamento durante este período.
Foram analisados aspectos transversais a toda a Carreira Médica, como os concursos de provimento para as categorias de Assistente e Assistente Graduado Sénior e de habilitação para o grau de consultor.
A Comissão de SP entende que a regularidade dos concursos deve ser mantida e que a repercussão remuneratória das progressões deve ser imediata.
Nos aspectos concretos da área de exercício profissional de Saúde Pública, a questão mais premente corresponde à negociação imediata do suplemento de Autoridade de Saúde, previsto na legislação desde 2009, mas nunca regulamentado e, consequentemente, nunca efetivado.
Outras questões prendem-se com a especificidade do descanso compensatório, quando aplicado à prestação de trabalho fora do horário normal e também em relação à prestação de trabalho em situações não emergentes.
A Comissão de SP manifestou, igualmente, preocupação sobre múltiplos fundos para investigação que têm sido postos a concurso, e cujos regulamentos parecem apontar para uma exclusão de especialidades não-clínico-assistenciais, como a de Saúde Pública.
- SIM reafirma a total oposição ao novo modelo de funcionamento das urgências de Ginecologia e Obstetrícia e blocos de partos13 dezembro 2024O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifesta a sua profunda preocupação com a publicação...
- Atualização de situação: Salvar o Hospital das Forças Armadas e reforçar a saúde militar10 dezembro 2024
- Vagas por ocupar no Internato Médico: a proposta do SIM05 dezembro 2024Na escolha de vagas da Formação Especializada, concluída esta semana, mais de 500 Médicos...