Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

SIM interpela Ministro da Saúde sobre "artimanhas" nos concursos médicos

07 setembro 2016

O SIM tem vindo a apelar repetidamente ao Sr. Ministro da Saúde para que defenda o SNS, a transparência e a equidade, alertando-o para ilegalidades notórias.

Uma das áreas onde têm vindo a crescer a prepotência e impunidade de administrações hospitalares, de Norte a Sul, é na contratação de médicos.

Os concursos hospitalares para a categoria de assistente servem para pouco, pois que as vagas a que alguns médicos se candidatam, não são efectivamente preenchidas, porquanto a meio do processo aparece um CIT por contratação directa, sem concurso e sem publicitação em DR, mas entretanto a vaga ficou bloqueada para outros potenciais interessados. E os centros hospitalares menos afoitos (ou com menor capacidade de se movimentarem nos meandros do compadrio) ficam a perder...

Outros médicos nem se apresentam a concurso pelo facto de terem celebrado um CIT com os centros hospitalares que pretendiam... e no DR é dito que concursos ficam desertos por falta de candidatos...

Nas últimas semanas temos vindo a detectar manobras intimidatórias dos Senhores Directores Clínicos de grandes centros hospitalares, sobre os recém Assistentes de Medicina Interna, pretendendo alocar todo o seu tempo de trabalho semanal ao Serviço de Urgência e ameaçando-os com a não efectivação/assinatura dos contratos se não acederem.

Começa a ser escandaloso e inadmissível que o Ministério da Saúde pactue com estes comportamentos e o atropelo da legislação da Carreira Médica e das disposições da negociação colectiva.

Carta ao Sr. Ministro da Saude

 

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio